Hoje
Lua Hoje
52%
Lua Hoje
Para adicionar aos favoritos:
Pressione Ctrl + D.

Páscoa

Tempo restante:
368 dias 4:49:50

No cristianismo, a Páscoa ou Domingo da Ressurreição é uma festividade religiosa e um feriado que celebra a ressurreição de Jesus ocorrida no terceiro dia após sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento. É a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã.


Páscoa


A data da Páscoa determina todas as demais datas das festas móveis cristãs, exceto as relacionadas ao Advento. O domingo de Páscoa marca o ápice da Paixão de Cristo e é precedido pela Quaresma, um período de quarenta dias de jejum, orações e penitências.





História da Páscoa

Recordemos um pouco a história da Páscoa: desde há mais de 1400 anos a. C., o povo hebreu, aquele que popularmente passámos a denominar por judeus, celebrava esta época anualmente por altura da Primavera.


Páscoa


Esta era a data próxima da Sexta-feira santa, mas a Páscoa só se celebra realmente após a saída do jugo Faraó, ‘chefe’ do Egipto, na altura em que muitos dos homens se conseguiram livrar da morte, graças a sangue de cordeiro nos umbrais das portas. Assim, os soldados ao irem matá-los tinham que pular as portas marcadas. Por isso o nome Páscoa, do hebraico Pesah, significa ‘poupar’ ou ‘passar por cima’.


Páscoa


A partir dessa época, a Páscoa passou a ser comemorada realmente por altura da Primavera, momento em que a família se reunia toda. Atualmente, para os cristãos, a Páscoa é sinónimo de ressurreição e libertação de Jesus Cristo. Há aqui uma analogia entre ambas as tradições que convém referir, e daí toda a semelhança: o cordeiro foi sacrificado para que o seu sangue salvasse os judeus, e também Jesus Cristo sujeitou-se a tal sacrifício para que o seu sangue pudesse lavar cada pecador.


Páscoa


Em Portugal, a Páscoa é uma das datas mais queridas para a população e isso deve-se ao facto de ser um dos países mais religiosos da Europa.

Em todas as regiões do país ocorrem diversos eventos religiosos ao longo da semana santa, que começa no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa. Compasso PascalUm dos rituais mais valorizados da Páscoa em Portugal é o Compasso Pascal, realizado há mais de 500 anos. As ruas são tomadas por pequenos grupos religiosos que saem das igrejas com uma cruz e vão passando pelas casas para abençoá-las.Os fiéis que desejam receber a bênção, deixam a porta da casa aberta, com pétalas de flores na entrada e, se quiserem, com ofertas de petiscos. O padre fica tocando um sino pelo caminho para avisar sobre a aproximação da procissão. Conforme ele vai passando, vai parando nas portas das casas com a cruz para que ela seja beijada pelos moradores, e faz a bênção da casa com água benta.


Páscoa


Domingo de Páscoa em Portugal é celebrado com carne vermelha – principalmente com receitas tradicionais de cabrito e borrego (o carneiro com menos de 1 ano).
A simbologia da data é direcionada especialmente aos afilhados e padrinhos.
Em Portugal, principalmente nas pequenas localidades, os afilhados oferecem aos seus padrinhos tradicionalmente ramos de oliveira e às madrinhas ramos de violetas no Domingo de Ramos (o domingo anterior a Páscoa).
No domingo seguinte, ou seja, no Domingo de Páscoa, são os padrinhos e as madrinhas que presenteiam os afilhados (crianças e adolescentes), seja com um presente (como roupas ou brinquedos), um folar (um bolo típico da Páscoa – que parece, por vezes, um pão) ou um ovo de chocolate, por exemplo.





É impensável falarmos de Páscoa sem falarmos nos ovos. O Domingo de Páscoa é assinalado exatamente com o ovo que simboliza o renascimento, a ressurreição, a vida. Esta tradição de ofertar ovos vem de muito longe, da China.

Após a morte de Jesus Cristo, os cristãos consagraram esse hábito como lembrança da ressurreição. No século XVIII a Igreja adoptou-o oficialmente como o símbolo da Páscoa.
Desde então, trocam-se os ovos enfeitados no domingo após a Semana Santa.  

Páscoa

Páscoa Próxima Data: 20 Abril 2025

Abril 2025
Se
Te
Qu
Qu
Se
Do
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
 
 
 
 

Páscoa (Datas)

AnoFeriadoDataDia
2025Páscoa 2025 20 Abril 2025Domigo
2026Páscoa 2026 05 Abril 2026Domigo
2027Páscoa 2027 28 Março 2027Domigo
2028Páscoa 2028 16 Abril 2028Domigo
2029Páscoa 2029 01 Abril 2029Domigo
⬇ Siga-nos
Compartilhar no Facebook