Hoje
Lua Hoje
52%
Lua Hoje
Para adicionar aos favoritos:
Pressione Ctrl + D.

Carnaval

Tempo restante:
321 dias 7:00:05

O Carnaval de Portugal possui uma longa tradição carnavalesca e raízes milenares, sendo ainda hoje um dos mais importantes "ciclos" festivos do país.

Comemorado em Portugal desde o século XV, o entrudo foi exportado pelos portugueses para a então colónia do Brasil, de onde regressaram no Século XX os elementos modernos do samba, que atualmente influenciam o Carnaval de algumas localidades portuguesas. Segundo alguns autores e historiadores, o Carnaval da Madeira, em Portugal, que remonta ao período áureo da produção de açúcar, no século XVI, e a sua ligação aos escravos enquanto porto de passagem de bens e pessoas, teria acompanhado a expansão do comércio internacional açucareiro no Atlântico a partir daquela ilha, influenciando as tradições carnavalescas do Brasil com as tradições e expressões lúdicas madeirenses.


Carnaval


Origem do Carnaval

O Carnaval começou a ser festejado na Antiguidade, quando vários eventos pagãos terão influenciado a comemoração atual desta festa.

A Saturnália, em Roma, era um festival que durava dias e em que as pessoas se mascaravam, comiam e bebiam de forma farta.





Carnaval (do latim carnis levale), significa "adeus à carne". No ano 590 d.C, uma vez que a igreja não conseguia combater a comemoração do Carnaval, que se tornava cada vez mais popular, a Igreja Católica determinou que o dia seguinte ao Carnaval marcasse o início de um período de jejum.


Carnaval


Assim, as populações festejavam e degustavam manjares para preparar o período de privações a começar no dia seguinte.

Hoje, o Carnaval assume-se como uma festa onde reinam fantasias e disfarces, na qual miúdos e graúdos festejam usando máscaras e trajes coloridos que não têm possibilidade de usar durante o resto do ano.

Em Portugal, o Carnaval assume particular destaque nos meios urbanos, embora conjugue características muito próprias dos meios rurais tradicionais.


Carnaval


Começou-se por festejar o Entrudo, do latim introitus, “entrada”, no reinado de D. Afonso III, ainda no século XIII. No século XVI afirmou-se o termo Carnaval, evocando as festas romanas, recuperadas pelo Cristianismo. Começavam no dia de Reis e terminavam na quarta-feira de cinzas, véspera da Quaresma.


Carnaval


No calendário cerimonial anual, é festejado na terça-feira gorda, sendo que o domingo que lhe antecede destina-se a celebrações preparatórias, como é o caso do dia dos compadres e comadres.

As tradições de Carnaval em Portugal acontecem um pouco por todo o país. Desde desfiles, a festas e máscaras - as tradições, muitas delas, diferenciam-se de região para região, mas uma coisa não falta: a diversão.

Cores, luz e música é o que há em comum no Carnaval nos diversos cantos de Portugal. São dias de alegria, diversão , de “tirar o pé do chão” e quem sabe até mesmo dar uns passitos de samba. São dias em que também miúdos e graúdos podem ser quem quiserem.


Carnaval


Um dos carnavais mais procurados de Portugal, o carnaval de Torres Vedras, cidade que fica há menos de 50 quilômetros de Lisboa, comemora os 6 dias de festa. Muitas atrações marcam o Carnaval de Torres Vedras, este que é considerado “o mais português dos carnavais de Portugal”.Há desde desfiles escolares, Baile de Máscara Tradição e a coroação dos reis, como corsos diurnos e noturnos, concursos de mascarados, Arraial Fest, música por diversos palcos espalhados pela cidade, carros alegóricos e desfile de grupos de mascarados e cabeçudos ao som dos bombos dos Zés Pereira, desfile de carros espontâneos e concurso de matrafonas. Além disso há o Corso Trapalhão, que nada mais é que um desfile sem regras, ou como define a organização do evento “um desfile caoticamente organizado”, onde todos podem participar.O Carnaval em Torres Vedras termina na quarta-feira de cinzas, dia 6 de março, com a tradicional queima do boneco do Rei da festa, conhecida como o Enterro do Entrudo, e posterior queima de fogos de artifício. 

Carnaval

Carnaval Próxima Data: 04 Março 2025

Março 2025
Se
Te
Qu
Qu
Se
Do
 
 
 
 
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
 
 
 
 
 

Carnaval (Datas)

AnoFeriadoDataDia
2025Carnaval 2025 04 Março 2025Terça
2026Carnaval 2026 17 Fevereiro 2026Terça
2027Carnaval 2027 09 Fevereiro 2027Terça
2028Carnaval 2028 29 Fevereiro 2028Terça
2029Carnaval 2029 13 Fevereiro 2029Terça
⬇ Siga-nos
Compartilhar no Facebook